Projeto de Ação Social retoma "Curta a Praça" de forma presencial

Nos dias de hoje, muito falamos sobre amor ao próximo, solidariedade, compaixão. Mas, como transmitir isso de uma forma leve, divertida, onde as crianças sejam as verdadeiras protagonistas desta ação? Uma forma incrível, sem dúvida, é por meio da participação nos núcleos de atuação do nosso Projeto de Ação Social, desenvolvido desde 2006 pelo Colégio Cruzeiro.

No último domingo, dia 29, tivemos mais um momento muito importante desse Projeto: a retomada presencial do "Curta a Praça", uma iniciativa do Colégio Cruzeiro em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Jennifer Carvalho, professora do Núcleo de Gestão Social, enfatizou a felicidade de retomar esta iniciativa de forma presencial, já que o núcleo não parou suas atividades, mesmo com a pandemia, atuando de forma online, por meio da elaboração de campanhas de arrecadação de alimentos, por exemplo: "Estamos muito felizes em retomar esse projeto de tanto amor, tanto afeto e escuta presencialmente. Cada oficina foi pensada e preparada com muito carinho por cada um dos nossos alunos, pensando em como poderiam contribuir e levar alegria para todas essas pessoas. Estou muito emocionada e orgulhosa deles!", destacou Jennifer.

Foi muito mais do que um espaço de oficinas de leitura, pinturas de rosto e recreação. Foi doação de amor, atenção e carinho a quem mais precisa. Marcus Mendonça, pai das alunas Marianna e Theodora do 8° ano, concorda: "O Colégio proporciona oportunidades para que as minhas filhas ampliem a sua consciência do meio onde vivem. É um ponto importantíssimo e, sem dúvida, um diferencial do Colégio Cruzeiro. As crianças têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de olhar o próximo, essencial nos dias de hoje.", comenta Marcus.

Além de responsáveis voluntários, nossa rede do bem conta com o apoio muito importante de colaboradores e professores da SBH | Colégio Cruzeiro, como Camila Costa, professora do TICC: "É muito gratificante poder contribuir com a Ação Social, ajudar o próximo, poder tornar o dia dessas pessoas um pouco melhor!". Fabiana Sacramento, auxiliar de biblioteca do Colégio, concorda: "Já trabalhamos no dia a dia com muito acolhimento e hoje, aqui, me sinto feliz em dar a minha contribuição. Se todos conseguissem contribuir com um pouco de atenção, com o 'ouvir', isso faz muito sentido para o outro. É um momento de muita satisfação", destaca com um sorriso no rosto.

Mas como será que o Projeto é visto pelas pessoas em situação de rua? Francisco, que estava na Praça, fez questão de dar seu depoimento: "É um trabalho maravilhoso esse que vocês estão fazendo. É cada dia mais necessário para a população, por tudo que estamos passando. Estou aproveitando essa oportunidade de estar aqui com vocês, muito obrigado! Muito lindo esse trabalho!", repetiu com alegria.

O "Curta a Praça" contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que, por meio do seu ônibus itinerante, ofereceu os serviços de Registro tardio de nascimento, Divórcio e Guarda de filhos menores aos moradores da região.
Para se ter uma ideia do quanto a Justiça itinerante se faz necessária, somente no último evento presencial (2019), foram atendidas cerca de 150 pessoas entre moradores da região e pessoas em situação de rua. Quase todo o Estado do Rio conta com um ônibus itinerante que tem o intuito de facilitar o acesso à Justiça. "No Curta a Praça, contamos com a parceria do Colégio Cruzeiro - iniciada em 2017 -, que muito nos ajuda na divulgação e, com isso, podemos atingir um maior número de pessoas", destaca o juiz André Brito. "Ainda pretendemos realizar outros eventos como esse até o fim do ano, onde o foco são as pessoas em situação de rua, sem registro de nascimento, sem documentação." completa Rodrigo Pimentel, representante do Tribunal de Justiça.

Fechando o evento com chave de ouro, a apresentação sempre emocionante do Coral "Uma Só Voz", formado por pessoas em situação de rua. Regido pelo músico Ricardo Vasconcellos, o Coral é um parceiro antigo do Projeto de Ação Social, que fez questão de manter todo seu apoio aos músicos mesmo durante a pandemia, quando não eram possíveis as apresentações ao público.

"O Colégio Cruzeiro nunca nos abandonou. Quando nós mais precisamos, durante a pandemia, o Colégio manteve seu apoio, inclusive garantindo a alimentação dos integrantes do nosso Coral, mais de 50 pessoas. Estarmos hoje aqui, junto com o Colégio, é muito simbólico e importante. É a retomada dessa ação social no Rio", destaca Rico. O "Coral Uma Só Voz" é um projeto apoiado pela ONG People's Palace Project, uma iniciativa extremamente importante para todos que participam dela. Por meio da música e da arte, o sentimento de fazer parte, expor a sua verdade muitas vezes invisível e silenciada. Para Fabiana Comparato, representante da People's Palace, "A arte e a cultura são os veículos para proporcionar outros horizontes a quem participa". Quanto à parceria com o Colégio, Fabiana é enfática: "É maravilhosa, porque permite que estejamos hoje juntos fazendo ecoar esse trabalho."

Agradecemos, mais uma vez, aos nossos alunos do Núcleo Gestão Social e à Profª. Jeniffer Ferreira Carvalho, liderança deste núcleo; aos colaboradores da SBH|Colégio Cruzeiro; aos pais e responsáveis presentes. Um agradecimento muito especial também aos parceiros que tanto nos ajudam e apoiam no planejamento e execução deste evento. Sem vocês, nada disso seria possível: Coral Uma só Voz e seu regente, Ricardo Branco de Vasconcellos; Justiça Itinerante, Sr. Rodrigo Nascimento Pimentel; Subprefeitura do Centro do Rio de Janeiro, Sr. Carlos Passos (Chefe de Gabinete). Muito obrigado!

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes!

Voltar ao topo