Sentimento de pertencimento marca o evento de encerramento das atividades do Projeto de Ação Social em 2022

Fazer parte. Perceber que a sua dedicação, o seu tempo, o seu esforço, o seu afeto são marcantes (e muitas vezes diferenciais) na vida de dezenas de pessoas. Foi permeado por esse sentimento de pertencimento que o evento de encerramento das atividades do Projeto de Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro ocorreu no fim de novembro.

"Se eu pudesse resumir o evento de encerramento das atividades do Projeto de Ação Social deste ano, diria que foi o sentimento de pertencimento de alunos, professores, pais, de todos que fazem esse projeto acontecer diariamente", destaca Luciane Hentschke, Coordenadora do Projeto de Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro.

Realizado de forma virtual - pela plataforma Google Meet -, o evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos, responsáveis, professores e beneficiados pelas ações do Projeto.

A abertura foi realizada pela Diretora Pedagógica Estratégica das unidades do Colégio Cruzeiro - Ana Paula Ramos -, que parabenizou a condução incansável da Coordenadora do Projeto, Luciane Hentschke, e destacou a importância e o apreço que a Instituição tem por essa iniciativa.

"O Projeto a 'Formação Cidadã na Escola' é especial, pois reúne muitas pessoas que não medem esforços para fazer o bem. E é gratificante perceber que, por meio da educação, do convívio, a gente pode sim transformar vidas. Fazer bem ao outro faz bem a mim e a todos os outros. E é permeado pelos sentimentos de união, coletividade, pertencimento ao grupo que acredito que, por meio de cada ser humano, é possível impactar a vida do outro", destaca Ana Ramos.

Dando continuidade, Luciane apresentou os resultados de cada núcleo de atuação do Projeto (neste ano, produzido pelos próprios alunos) e, à medida que a apresentação se desenrolava, era possível perceber a felicidade e o entusiasmo dos participantes deixando seus depoimentos durante a apresentação. E não foram somente os alunos que deixaram suas percepções. Duas ex-alunas acompanharam o evento e fizeram questão de também deixar seus testemunhos. A primeira delas, Laura Soares Bergara, participou diretamente da Alemanha e reforçou o quanto essa prática do bem fez (e faz) diferença na vida dela. A segunda foi Rafaela Dobbs. Rafaela deu um depoimento lindo e bastante realista sobre o que foi ter participado das atividades da Ação Social. Ela atuou em diferentes núcleos do Projeto - INCA, Gestão Social, participando do Curta a Praça - e contou o quanto praticar Ação Social a tornou uma pessoa melhor: mais empática, mais sensível ao se colocar no lugar do outro, mais feliz. Assim como a Laura e a Rafaela, Alessandra Sobral Cesar, mãe voluntária do Projeto, também deixou seu recado mostrando o quanto ela se sente feliz e grata por poder participar desta ação. Alessandra presta assessoria jurídica de forma voluntária no INPAR, uma das instituições beneficiadas pelo Projeto de Ação Social.

Foram muitos os depoimentos recebidos. E em todos era possível sentir a emoção, a gratidão pela oportunidade de poder vivenciar experiências tão diferentes, desafiadoras, mas que ajudam a refletir e a perceber o quanto fazer o bem ajuda muito mais a quem dá do que a quem recebe. Em cada fala se fortalecia a certeza de que ajudar o outro e ter esse olhar de sensibilidade para as diferenças da nossa sociedade é fundamental para nos tornamos pessoas melhores e que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e esperançosa em novas oportunidades de melhoria e crescimento.

Finalizando o evento, Luciane agradeceu a todos os que fazem o Projeto acontecer: alunos, professores, responsáveis, ex-alunos, mães voluntárias, Direção da SBH e do Colégio Cruzeiro, parceiros e instituições beneficiadas, além da equipe de Ação Social.

Na sequência, e fechando com muita emoção, foi exposta um pedacinho da apresentação de violinos, realizada na Manhã Cultural deste ano.

Até o próximo ano :-)

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes!

Voltar ao topo