Preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais é uma das pautas dos alunos do Núcleo Educação Ambiental do Projeto de Ação Social

Meio ambiente e sustentabilidade. Dois termos com significados próprios, mas que se interligam intimamente. Quando falamos em recursos naturais, estamos basicamente fazendo referência ao meio ambiente, já que tudo que utilizamos no nosso dia a dia depende diretamente ou indiretamente dele. Preservar o meio ambiente, dessa forma, se torna um dos princípios da sustentabilidade.

No Colégio Cruzeiro, a sustentabilidade é tema em constante destaque nas ações educativas desenvolvidas com e pela comunidade escolar. Um bom exemplo é o núcleo Educação Ambiental, um dos pilares do Projeto de Ação Social da Instituição. Durante os encontros, os alunos participantes têm a oportunidade de conversar e debater sobre o uso consciente dos recursos naturais, assim como conhecer novas alternativas e ações sustentáveis em relação ao planeta. A cada oportunidade, eles são incentivados a pensar em práticas sustentáveis que promovam a melhora na qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente.

Como forma de praticar tudo o que absorvem, os alunos do Núcleo Educação Ambiental, da unidade Centro, foram convidados a criar uma composteira doméstica em garrafa PET. A prática foi conduzida por Erika Schulze e Camila Sá, colaboradoras da SBH, que também são voluntárias do Projeto de Ação Social. Com a orientação de estudantes de biologia e de ciências ambientais, convidados por Erika e Camila, os alunos puderam "colocar a mão na massa" e criar as suas composteiras.

A composteira nada mais é do que o lugar (ou a estrutura) próprio para o depósito e a compostagem do material orgânico. Uma composteira doméstica permite reutilizar os resíduos orgânicos que são gerados diariamente nas casas e se torna uma ótima opção para as pessoas que optam por reciclar o lixo orgânico gerado em seus lares, contribuindo, assim, para melhorar a gestão dos resíduos gerados em nossa residência e além disso, utilizar o adubo natural e o biofertilizante produzidos na composteira para nutrir plantas em geral.

Já os alunos do Núcleo Educação Ambiental, da unidade Jacarepaguá, colocaram em prática duas ações saudáveis e deliciosas: a produção de um sacolé natural e a plantação de hortaliças.

Totalmente saudável e muito refrescante, o sacolé natural é feito de água de coco e frutas naturais. O sabor fica a critério da fruta escolhida para acompanhar, que, nesta atividade, pôde ser kiwi, uva, abacaxi ou morango.

Com a supervisão do professor de Educação Ambiental, Joelcio Evangelista, os alunos descascaram e picaram os ingredientes, juntando-os, em seguida, à água de coco. A sobremesa fez tanto sucesso, que se tornou item obrigatório nos encontros da Ação Social.

Para a plantação de hortaliças, os alunos receberam as sementes de legumes e verduras e fizeram a semeadura com o apoio do professor de Educação Ambiental.Utilizando o substrato retirado da composteira da Escola, semearam, em jardineiras e canteiros, couve-flor, alho japonês, pimentão e berinjela. Após a colheita das hortaliças, os alunos poderão levar os produtos cultivados para casa para seu próprio consumo.

Legal, não é mesmo? Confira, por meio das imagens, alguns momentos especiais dessas atividades.

E você, tem colocado em prática alguma alternativa sustentável que contribua para a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais? Se sim, compartilhe com a gente nas nossas redes sociais. Vamos adorar ver as suas ideias e práticas por lá!

Lembre-se que um desenvolvimento sustentável só é alcançado com atitudes saudáveis e equilibradas de cada um de nós. Faça a sua parte.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes!

Voltar ao topo