Tema sobre refugiados é destaque na escola

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade vivenciada pelas pessoas em situação de refúgio em palestras com iniciativa da escola por intermédio do seu projeto de Ação Social e Coordenação e Orientação Educacional.

Na unidade Centro, o encontro aconteceu no dia 29 de maio e foi apresentado pela professora de Filosofia, Leila Lurdes Gerlach Riger. Em Jacarepaguá, a palestra foi realizada no dia 05 de junho, com a abertura feita pelo professor de Geografia, Diomário Junior. Nos dois dias, o evento foi conduzido pela representante do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas RJ, Maria Gabriela Moreno.

Durante as palestras, os estudantes puderam acompanhar o relato de Maria Gabriela, que se viu obrigada a deixar o país de origem por ter tido os direitos humanos violados de forma generalizada. Administradora de empresas venezuelana, por uma questão de sobrevivência, precisou vir grávida para o Brasil em 2017, juntamente com o marido e os dois filhos. Maria Gabriela relatou que o acolhimento do PARES-Cáritas RJ foi imprescindível para reiniciar e ressignificar a trajetória dela e da família longe de casa. "O PARES foi fundamental para entender onde estávamos e como nos movimentarmos em um país que, apesar da proximidade, tem muitas diferenças culturais. Eles nos ajudaram na inserção das crianças na escola pública, em questões de documentação e, inclusive, com o apoio para lidar com a nossa carga emocional traumática", destacou.

O contato com esse tipo de narrativa despertou a curiosidade e a interação dos estudantes das duas unidades escolares. Ao final das palestras, os alunos demonstraram interesse em saber sobre a experiência de vida no Brasil, os principais "choques culturais", a educação dos filhos e como o PARES prestou atendimento aos refugiados durante o período mais crítico de suas vidas.

A atividade é uma iniciativa da escola por intermédio do seu projeto de Ação Social e Coordenação e Orientação Educacional, uma vez que os alunos deste segmento farão a tão sonhada Viagem de Estudos para a Alemanha, em julho, e, dentre a programação, conhecerão centros de refugiados que foram acolhidos pela Alemanha, inclusive a Cáritas Alemã.

A Coordenadora da Ação Social da SBH/Colégio Cruzeiro, Luciane Hentschke, destaca a importância de trazer esse tipo de diálogo para os alunos: "Conhecer um pouco da realidade que acomete mais de 26,4 milhões de refugiados estimula a empatia e funciona como um preparo para os estudantes que farão nossa Viagem de Estudos à Alemanha. Esse ano, os alunos visitarão instituições que recebem pessoas nessa condição de refúgio, a grande maioria vinda da Ucrânia".

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes!

Voltar ao topo