Uma manhã inspiradora: assim foi o II Ação Social em FOCO

Inspiração. Emoção que estimula a nossa capacidade criativa. E, assim, permeado por esse sentimento, foi realizado, no dia 16 de setembro, o II Ação Social em FOCO.

Por mais de 3 horas, dezenas de pessoas participaram do encontro, realizado de forma on-line, que apresentou e discutiu projetos incríveis de voluntariado. As práticas mostradas, divididas em 5 eixos, contaram um pouco da história e dos objetivos e resultados de cada projeto exposto, emocionando e inspirando todos os presentes.

Luciane Hentschke, Coordenadora do projeto de Ação Social da SBH|Colégio Cruzeiro, deu boas-vindas ao público presente e convidou Ana Paula Ramos, Diretora Pedagógica Estratégica do Colégio Cruzeiro, para realizar a abertura do seminário.

Em seu discurso, Ana falou da importância do trabalho voluntário e de sermos agente de mudança e de transformação no mundo, tornando-o um lugar melhor (mais humano, mais justo e mais solidário) para todos: "O voluntariado é um trabalho de entrega e é uma causa nobre. É uma causa na qual nós que nos voluntariamos nos dedicamos a pensar em um mundo melhor para todos. Este espaço é um importante momento para refletirmos, discutirmos, nos inspirarmos e trocarmos experiências e práticas que nos ajudem a promover o bem-estar social, levando dignidade a cada cidadão".

Na sequência, Luciane convidou Maria Cecília Cury, Coordenadora do PEA-UNESCO, para também dar boas-vindas aos presentes e falar um pouco sobre a importância de se trabalhar em rede fazendo o bem: "O voluntariado é o cerne das ações da UNESCO. É muito importante para a rede de escolas associadas abraçar essa causa. Nos educamos para o conhecimento, para o fazer, para o ser, para o conviver. Educamos para a sensibilidade. Quando mostramos a um aluno que ele pode participar ativamente de um projeto social, ele se sente mais robusto, mais feliz, sente mais prazer, porque fazer o bem faz bem".

Após as palavras de Maria Cecília, Luciane falou brevemente sobre o projeto de Ação Social da Instituição. Denominado "A formação cidadã na escola", o projeto, iniciado em 2006, visa transformar o nosso cidadão em um agente do bem. Entre tantas ações desenvolvidas ao longo dos 365 dias do ano, Luciane destacou o "É legal ser do bem", momento em que toda a comunidade escolar é estimulada e convidada a praticar ações de cuidado e atenção com o próximo: "Todos os dias são especiais. Mas esse é um marco que nos mostra o quanto a escola está comprometida em desenvolver ações que têm, por finalidade, a preocupação com o bem-estar do próximo", destacou a Coordenadora do projeto.

Dando continuidade, Luciane apresentou um vídeo mostrando as principais realizações e os resultados alcançados pelo projeto em 2022 e, em seguida, foram iniciadas as apresentações das práticas de voluntariado inscritas no evento.

O eixo 1, mediado por Alessandra Ribeiro, representante do Setor de Humanização do HEMORIO, abordou ações de cuidado com a saúde. Foram apresentados dois projetos: a ação Cosplay e o Hemocione. O primeiro retratou um grupo de heróis, princesas e personagens que visita, há mais de dez anos, hospitais, levando um pouco de alegria, fé e ânimo para aqueles que se encontram internados. Eron Melo, representante do grupo, realizou a apresentação vestido de Batman e levou ainda mais animação e entusiasmo ao evento. O segundo trabalho falou sobre a importância da conscientização a respeito da doação de sangue em nosso país. Guilherme Ávila apresentou o panorama da doação de sangue no Brasil e falou sobre as frentes utilizadas pelo Hemocione para conseguir conscientizar as pessoas, principalmente a população mais jovem, em se tornarem doadores assíduos de sangue.

O eixo 2 tratou sobre práticas esportivas e cidadania. Mediado por Luciana Rezende, Coordenadora do Projeto Sorria no INPAR, o eixo foi composto por dois projetos: FC Técnico Berlim/RJ - O Futebol Unindo Brasil e Alemanha e o Programa Forças no Esporte: Projeto Inclusivo Voltado à Cidadania. O primeiro foi apresentado por Paulo Henrique Soares e discorreu sobre o trabalho realizado com jovens da Cidade de Deus, comunidade localizada no Rio de Janeiro. Por meio do esporte, mais especificamente pela criação do time de futebol FC Técnico Berlim, o projeto, que também atua na Alemanha, busca a inclusão social desses jovens, desenvolvendo também valores, como: espírito de equipe, respeito e cooperação mútua. Na sequência, José Vanderlin discorreu sobre o Programa do Governo Federal (PROFESP) realizado nas forças armadas. O programa tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O eixo 3, mediado por Márcia Bogéa, Coordenadora da Casa Emilien Lacay - Rede Cruzada, discorreu sobre responsabilidade social e terceira idade. Michele Costa, uma das participantes do primeiro trabalho apresentado, falou sobre o grupo Renascer e o programa interdisciplinar de promoção à saúde e à qualidade de vida do idoso desenvolvido no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. O projeto, que já possui, aproximadamente, 28 anos de atuação, tem por principal objetivo investir na saúde e na qualidade de vida do idoso para que ele possa viver de forma digna, com autonomia e independência. Entre as atividades realizadas no programa, está a oficina intergeracional com alunos voluntários do Colégio Cruzeiro, que acontece desde 2022, e trabalha a criação e o fortalecimento de vínculos e memórias afetivas entre idosos e os jovens voluntários. O segundo trabalho apresentado foi sobre o Abrigo Tiradentes, localizado em Minas Gerais. Durante sua apresentação, Serena Spalla discorreu sobre o Abrigo, existente há 69 anos, e falou da importância da existência de práticas que impactem na melhora da qualidade de vida do idoso. É uma instituição filantrópica que realiza diversas atividades com os idosos, entre elas, atividades sociais com alunos voluntários do Colégio Cruzeiro. Uma vez por ano, durante as atividades de estudo de campo, o grupo de voluntários vai até a instituição e realiza atividades de convivência, repletas de carinho e acolhimento que proporcionam muita troca de experiências e histórias.

O eixo 4, mediado por Pedro Ronan, Diretor da ONG Argilando, falou sobre práticas sustentáveis e engajamento socioambiental. Cláudia Cardoso, do grupo de escoteiros Álvaro Reis, apresentou o trabalho "Escotismo e Sustentabilidade: grupo escoteiro - cuidando do meio ambiente de maneira sustentável". Por meio de práticas sustentáveis, como descarte consciente e reciclagem de materiais, o grupo demonstra a sua preocupação em cuidar e preservar o meio ambiente. Como forma de despertar o interesse e aumentar o engajamento dos jovens que fazem parte do projeto, a cada ano, são criados distintivos relacionados à questão da sustentabilidade. Na sequência, Cristina Queiroga discorreu sobre o projeto SOS Lagoas. Desde 2018, Cristina desenvolve um trabalho incansável de limpeza nas lagoas do Rio de Janeiro, com o objetivo de resgatá-las e transformá-las em áreas de lazer para a população da cidade. Entre as práticas sustentáveis desenvolvidas, estão a conscientização sobre o descarte correto do lixo nas lagoas, passeios educativos de barco pelas lagoas, com estudantes da rede pública de ensino, e a adoção de espaços públicos, como praças ao redor das lagoas, para revitalização.

Por fim, mas não menos importante, o eixo 5 discorreu sobre educação como prática de investimento social. Mediado por Liliane Mynssen, Gestora do INPAR, o eixo apresentou os trabalhos "Projeto Amigos das Letras - transformando vidas através de livros com comunicação não violenta" e "Adultos Imigrantes em Situação Socioeducativa e Saúde Emocional". O primeiro, apresentado por Roberta Danemberg, trabalha a leitura, por meio da literatura infantil, e a comunicação não violenta com crianças e adolescentes do Projeto Social Ação Querer Bem, realizado na Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro. Por meio de atividades lúdicas, como contação de histórias e dramatizações, estimula-se a criatividade, a imaginação e o interesse pela leitura. O segundo foi apresentado por Danielle Lira e Adriana Tomaz e abordou o tema imigração. Intitulado "Adultos Imigrantes em Situação Socioeducativa e Saúde Emocional", o projeto é desenvolvido na Itália e busca integrar imigrantes à sociedade por meio do aprendizado da língua italiana. É um trabalho que vai muito além do aprendizado de uma nova língua para ajudar na inclusão do imigrante naquele país: ele leva acolhimento a esses imigrantes que muitas vezes se sentem à margem da sociedade.

Foi uma manhã de muito diálogo, de muita troca e de muito aprendizado e que, sem sombra de dúvidas, deixou um gostinho de quero mais!

Todos os trabalhos apresentados foram compilados e estão disponíveis no site do evento (https://acaosocial.colegiocruzeiro.com.br/acaosocialemfoco) para consulta.

Mais uma vez, o projeto de Ação Social parabeniza todos que inscreveram e compartilharam seus projetos e agradece a participação de todos aqueles que acreditam que, juntos, é possível criar um mundo muito melhor para todos. Muito obrigado e até a próxima edição do Ação Social em FOCO!

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes!

Voltar ao topo