Núcleo Arte e Sustentabilidade realiza atividade sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas com alunos da Rede Cruzada

No dia 09/08, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Neste ano, a ONU lidera uma campanha emocionante #SomosIndígenas, celebrando a juventude indígena e o impacto significativo que ela tem na criação de um futuro inclusivo para todos.

Com o objetivo de levar essa mensagem para a nossa comunidade, o Núcleo de Arte e Sustentabilidade, do projeto de Ação Social da SBH | Colégio Cruzeiro, concebeu um projeto inovador. Nele, alunos e colaboradores voluntários tiveram a oportunidade de demonstrar às crianças como os preciosos ensinamentos dos povos indígenas podem ser aplicados em nosso cotidiano.

Os nativos indígenas sempre foram especialistas em criar objetos com propósitos bem definidos, como adornos, ferramentas e/ou utensílios, todos projetados para serem altamente funcionais. Para eles, cada criação era uma expressão única de sua tribo, clã e etnia. Dessa forma, trouxemos essa sabedoria ancestral para o contexto moderno, valorizando as tradições artísticas de povos indígenas de todo o mundo.

E como fizemos isso? Confeccionando e pintando vasos que não apenas celebram a riqueza da identidade indígena como parte integrante de nossa própria cultura brasileira, mas também nos permitem compreender a profunda conexão entre nossa cultura materna e a sociedade contemporânea.

Ao desenvolver habilidades como percepção visual, concentração e sensibilidade na produção artesanal de vasos, enriquecemos o processo de ensino e aprendizagem. É importante lembrar que os povos indígenas desempenham um papel vital na construção de um desenvolvimento sustentável, o que torna esse projeto ainda mais relevante. Juntos, estamos moldando um futuro inclusivo para todos, inspirados pelas lições e legados dos povos indígenas.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Apoie os projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio Cruzeiro e pela sua mantenedora Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH). Você pode realizar a sua doação de qualquer valor para a chave PIX - CNPJ 33.476.276/0001-08 (Sociedade de Beneficência Humboldt). Juntos somos mais fortes!

Voltar ao topo