Proposta Pedagógica
Pensar no trabalho da Orientação Educacional é pensar num processo dinâmico, contÃnuo e sistemático, estando integrado a todo o currÃculo escolar. A formação integral dos alunos norteia este processo. Eles devem desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos.
A Orientação Educacional se dá através da relação de apoio entre orientador, aluno e demais segmentos da escola.
Não se pode pensar em trabalho com os alunos sem estar próximo a eles, no seu dia a dia e na sua rotina escolar.
O resultado dessa relação, realizada de maneira organizada, acaba por despertar no aluno oportunidades para amadurecer, fazer escolhas, conhecer-se e assumir responsabilidades. Desta forma, podemos compreendê-los melhor e auxiliá-los na conquista de sua confiança, gerando maior segurança e melhoria no trabalho pedagógico.
A finalidade de toda e qualquer ação orientadora é educativa.
Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, a orientação educacional tem por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que nela atuam na escola, para que a mesma cumpra a sua função: que os alunos aprendam.
As atividades do Serviço de Orientação Educacional devem contemplar também as famÃlias, já que a famÃlia é um elemento que interfere primordialmente na educação dos indivÃduos. Deste modo, ela deve ser um agente de cooperação para a concretização dos projetos da ação educativa.
Cabe ao orientador educacional, levar ao conhecimento dos pais a importância da parceria entre famÃlia e escola para a formação integral do aluno e melhoria no seu desempenho.
Para que o processo educacional ocorra com mais facilidade, o aluno precisa ser escutado e acolhido, criando com o Serviço de Orientação Educacional vÃnculos positivos.