Aluna conquista 2º lugar na Etapa sul-americana do concurso Jugend debattiert

A estudante Isabela Andrade Flintz, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro-Centro, instituição mantida pela Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), ficou em 2º lugar na etapa sul-americana do concurso Jugend debattiert (III. Südamerikawettbewerb Jugend debattiert 2018), maior competição escolar da Alemanha. O evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de novembro em Lima, no Peru, e contou com a participação de dois estudantes de cada um destes seis países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina, Chile e Peru. Além de Isabela, o Brasil foi representado por Giovanna de Araújo Trevisan, do Colégio Bonja, em Joinville - SC.

O Jugend debattiert é uma competição internacional que testa a capacidade de argumentação em Alemão dos estudantes de escolas com ensino da língua no currículo. Ele exige que o aluno seja confrontado com temas dialéticos e argumente sobre o assunto, expressando sua opinião e debatendo diversos pontos de vista de um mesmo tema. O evento em Lima é a terceira etapa da competição. A primeira fase foi realizada internamente pelas escolas que oferecem o exame Deutsches Sprachdiplom (DSD). No caso do Colégio Cruzeiro, o debate ocorreu em abril durante a 3ª Semana da Língua Alemã. A segunda etapa foi de nível nacional e ocorreu em junho no Colégio Pastor Dohms, em Porto Alegre - RS, evento que reuniu 13 escolas e 28 alunos debatedores.

No primeiro dia do Jugend debattiert, realizado no Colegio Alemán Reina del Mundo, em Lima, aconteceram dois debates para todos os 12 alunos dos seis países representados. Esta primeira rodada foi uma fase classificatória com os seguintes temas: "Soll in Schulkantinen an zwei Wochentagen nur vegetarischen Essen angeboten werden?" (Os refeitórios escolares deveriam oferecer somente comida vegetariana em dois dias da semana?) e "Soll eSport als Sportart bei olympischen Spielen anerkannt werden?" (O esporte eletrônico deveria ser reconhecido como uma modalidade olímpica?). Neste dia, Isabela obteve a maior pontuação e se classificou com mais sete alunos para a semifinal, que foi realizada no Colégio Santa Ursula. O tema era "Sollen sich unsere Länder verpflichten, eine bestimmte Anzahl von Flüchtlingen z. B. aus Venezuela oder Zentralamerika aufzunehmen?" (As nações da América do Sul deveriam determinar acolher um número determinado de refugiados oriundos de países como Venezuela ou da América Central?).

A etapa foi organizada em dois debates paralelos e os dois melhores participantes de cada grupo se classificaram para a final, que aconteceu no dia 23 de novembro na residência do Embaixador da Alemanha. O tema da final foi: "Sollen in den Parlamenten der Länder Südamerikas Frauen und Männer jeweils gleich viele Sitze erhalten?" (Mulheres e homens deveriam ocupar assentos iguais no Parlamento de países da América do Sul?). O resultado final garantiu ao argentino Lucca di Benedetto o 1º lugar. Isabela ficou com o 2º lugar, a boliviana Aina Martinez Dabdoub, com o 3º lugar, e o argentino Facundo Gazzano classificou-se na quarta colocação.

Preparação e segurança


Para obter o expressivo desempenho no concurso, Isabela seguiu as orientações dos organizadores do evento. "Foi disponibilizada uma lista com referências para nos guiar nos estudos. Eu fiz a leitura de boa parte do material e anotei meus argumentos em um caderninho. Estava relativamente tranquila, pois já participei de eventos como o Modelo Interno do Colégio Cruzeiro (MICC). Logo, o nervosismo para falar em público é quase zero. No entanto, eu sempre soube que seria desafiador justamente pelo alto nível dos competidores", disse. De acordo com a Coordenadora de Alemão do 6º ano ao Ensino Médio do Colégio Cruzeiro - Centro, Sabine Goertz, a estudante tem uma aptidão natural para esse tipo de atividade. "Isabela gosta muito de debater em sala de aula: não somente nas aulas de Alemão como também em outras ocasiões promovidas pelo Colégio. Ela teve muita segurança quando se preparou para os debates".

Sabine acompanhou Isabela na viagem a Lima. Segundo a estudante, o apoio da Coordenadora foi um fator importante durante a experiência. "Foi fundamental ter a presença da Sabine no evento por uma questão de suporte psicológico, tendo em vista a tamanha importância do Jugend debattiert diante da comunidade internacional. Além disso, durante o voo para Lima, nós realizamos trocas de argumentos e simulações de debates. Essa interação com ela me ajudou". Isabela também aponta que foi interessante conhecer pessoas de diversos países e compartilhar com elas o conhecimento da Língua Alemã. "No começo foi um tanto diferente, pois no tempo livre os demais participantes se comunicavam em Espanhol. Contudo, logo no primeiro dia, essa barreira linguística foi quebrada e nós nos integramos bastante. A experiência me ajudou a melhorar ainda mais meu Alemão e a me acostumar em falar para um público específico".

Os pais de Isabela, Marcus Vinicius Sampaio Flintz e Rosana Andrade Flintz, destacam que a participação no Jugend debattiert representa o resultado da trajetória de sucesso com o ensino recebido pela jovem. "Isabela estuda no Colégio Cruzeiro desde o ano de 2005, quando tinha 3 anos de idade. A participação no Concurso certamente agrega à sua formação e contribui com sua vida acadêmica", afirma Marcus. Rosana complementa que a experiência em Lima também proporciona uma vivência que colabora para o campo profissional: "Os debates se desenvolveram em um contexto de alto nível, diante de público estrangeiro, que requer preparo, fixação de conteúdo, desenvoltura e raciocínio instantâneo. Todos esses elementos são indispensáveis para uma boa colocação no mercado de trabalho competitivo nos dias atuais", conclui Rosana.

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