Liga do Bem: voluntários do Projeto de Ação Social recebem certificado
Alunos, pais, professores, equipe de Coordenação e Direção do Colégio Cruzeiro - Centro e o Presidente da
Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff, estiveram presentes, no dia 10 de novembro, na cerimônia de entrega dos certificados aos alunos voluntários do Projeto de
Ação Social.
O evento, que lotou o auditório da unidade, teve início com as boas-vindas do Diretor Egon Paulo Dreyer e, em seguida, a apresentação do Hino Nacional. Já o Presidente da SBH, falou sobre a relevância da mobilização por parte da comunidade de professores, alunos, pais e instituições parceiras. "A escola consegue agregar forças e unir as pessoas; logo, ela é um espaço no qual deve-se promover a consciência cidadã", afirmou.
Responsável pelo projeto "A formação cidadã na escola", a Coordenadora da Ação Social, Luciane Vandréia Hentschke, destacou o alcance do projeto - que, em 2017, contou com 180 alunos participantes - e anunciou o início da apresentação teatral "Somos todos super-heróis!", formada por um grupo de alunos organizados pelas professoras Elizangela Xavier e Luciane Garcia.
Após a peça - cujos atores representavam super-heróis simbolizando os voluntários anônimos - os integrantes do Coral Uma Só Voz, tomaram o palco e foram acompanhados pelo Coral CantAÇÃO, composto por alunos da Ação Social, para uma apresentação musical. Luciane Vandréia Hentschke conduziu a entrega dos certificados aos alunos junto com os professores atuantes nos respectivos núcleos. Convidou também ao palco os novos integrantes da assim chamada "Liga do Bem": Pedro Ronan Marcondes, Rosângela Ganem, Manfred Bert, Bernardo Schaffer e Ricardo Vasconcelos receberam uma camisa das mãos da coordenadora.
Também foram homenageados e receberam uma lembrança os representantes das seguintes Instituições parceiras: Valéria Correia de Oliveira (Projeto Portas Abertas, vinculado à Creche Irmã Paula), Pastor Rolf Rieck (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB) e Carina Aguiar (ONG Junior Achievement). Além disso, receberam os agradecimentos pelo apoio a senhora Alessandra Corletto (mais conhecida como Tia Alê), Marcelo Nunes da Silva, Mônica Paes, as empresas de transporte escolar Tias Denises e Translippe e todos os colaboradores do Colégio Cruzeiro e da Sociedade de Beneficência Humboldt.
Durante o discurso de encerramento da cerimônia, Egon Paulo Dreyer destacou o propósito da Ação Social no comprometimento com a comunidade local e o incentivo dado às pessoas que querem ajudar. "Talvez o maior ganho seja o crescimento que os participantes proporcionam ao fazer o bem e na tentativa de oferecer ao outro uma melhor condição de vida. É motivo de orgulho o fato desta iniciativa ter nascido em uma aula de geografia, quando os alunos se perguntaram o que eles podiam fazer para melhorar o que está acontecendo em nosso país. O que foi originado em uma sala de aula tomou uma dimensão gigantesca e hoje temos a Ação Social".
De acordo com a coordenadora do projeto, o principal desafio é atender à demanda de alunos que querem participar do projeto. "Nossos alunos são muito pró-ativos e têm feito um trabalho maravilhoso em todas as frentes. A cada ano percebemos mais pessoas mobilizadas e atribuo isso à corrente que se forma quando os participantes relatam suas experiências e incentivam outros alunos a aderir ao projeto", afirma Luciane.
Ao longo de 2017, cerca de 600 pessoas foram atendidas durante as atividades do Projeto de Ação Social do Colégio Cruzeiro. Quatorze núcleos compõem o projeto. São eles: recreação na Creche Irmã Paula, visitas ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), convivência com os idosos do Hospital do Amparo, recreação na Escola Dom Cipriano Chagas, atividades com pacientes e filhos de pacientes do HEMORIO, reforço escolar na IECLB, esporte na Escola Dom Cipriano Chagas, Projeto Portas Abertas na Creche Irmã Paula, oficinas de canto e música CantAÇÃO, oficinas de contação de histórias, grupo de Educação Ambiental, aulas de Língua Alemã para alunos da Escola Dom Cipriano Chagas, Liderança Comunitária em parceria com a ONG Junior Achievement e aperfeiçoamento dos integrantes do Setor de Conservação no núcleo Dialogando na Escola.