Festa da Esperança: Retiro Humboldt celebra Natal
No dia 22 de novembro, o Retiro Humboldt realizou a Festa de Natal de 2017, que contou com a presença de moradores, familiares e colaboradores e uma apresentação musical do grupo Esperança, composto pelo trio Gunnar Taets, Beatriz Pessanha e Caterine Ribeiro. Ao longo do evento, o grupo cantou um repertório de canções natalinas, moradores realizaram uma apresentação de dança sentada e o Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff, fez um pronunciamento com mensagem para as festas de fim de ano.
"Queremos uma noite feliz para todos com esperança para dias melhores. Celebramos uma festa na qual ficamos mais unidos a cada ano. Aos familiares: voltem sempre e voltem mais vezes", disse ele, destacando a importância do sentimento de comunidade e de união que há na instituição.
Diretora do grupo Esperança, a professora de Música Thelma Taets afirmou que o trabalho voluntário realizado no Retiro é uma grande satisfação para os membros do coral. "O propósito é levar esperança a todos. A Festa de Natal possibilita a troca de sentimentos como amor e compaixão e isso nos traz muita felicidade. As músicas escolhidas são canções natalinas que remetem à ligação com Deus e com uma mensagem de fé".
Segundo ela, que participa do evento com o coral há aproximadamente dez anos, "há muito capricho, dedicação e doação por parte de toda a comunidade que faz parte do Retiro Humboldt. É muito agradável compartilhar alegria, trazer música e comemorar o Natal com eles".
Durante a confraternização, um grupo de residentes apresentou uma coreografia de Dança Sentada, acompanhada da letra da canção "Te ofereço paz", de autoria do Grupo Arte Nascente.
De acordo com a Fisioterapeuta Elisabeth Lospenato, responsável pelo trabalho com o grupo, os idosos são muito participativos e se sentem realizados em fazer a apresentação para o Natal. "É um trabalho de muita satisfação e felicidade. A atividade é muito prazerosa para eles e para mim. Além disso, eles trabalham atenção, lateralidade, concentração e coordenação". Elisabeth, que trabalha há 21 anos na instituição, afirma que seu compromisso com os idosos do Retiro contempla uma missão pessoal. "Tento levar qualidade de vida e conforto a eles. É muito gratificante e me sinto realizada profissionalmente aqui. Esse é o trabalho que eu nasci para fazer".
Coordenadora do Retiro Humboldt, Erica Hoffman encerrou o evento destacando que 2017 foi um ano de persistência, de união e de muito aprendizado com uso de tecnologias na rotina do funcionamento interno. "Espero que 2018 seja um ano de consolidação do que foi iniciado em 2017. Quero que o Retiro cresça, mas que ele também permaneça do jeito que é em muitos aspectos para que não se perca o brilho e a humanidade".