Língua Alemã

A escolha da Língua Alemã como primeira língua estrangeira no Colégio Cruzeiro tem uma história de 149 anos. O passado do Colégio Cruzeiro está intimamente ligado à colonização alemã no Rio de Janeiro e ao compromisso com a qualidade de ensino, através da sua história com a língua e a cultura alemãs.

Ter o alemão no currículo escolar é um privilégio e faz com que a escola se destaque, uma vez que os seus alunos têm uma qualificação a mais no currículo. O ensino precoce de línguas estrangeiras na escola se justifica também numa abordagem humanista. Ele apresenta a possibilidade de oferecer às crianças alternativas linguísticas e culturais na abordagem da complexidade do mundo.

Na Educação Infantil, é importante que as crianças sintam-se à vontade com a realidade da nova língua no primeiro contato com a escola. Para elas é um mundo novo, por isso, precisam que o ambiente seja familiar, acolhedor e cercado de brincadeiras e fantasias. As atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade da criança, nos campos afetivo, cognitivo e motor.

A primeira língua estrangeira na infância é de extrema importância na vida, pois proporciona inúmeras oportunidades na vida futura. O olhar e a compreensão do mundo tornam-se diferenciados e mais significativos.

Línguas e culturas oferecem uma maneira nova de pensar, aguçam a criatividade e dão uma nova visão do mundo. Além disso, a base de uma primeira língua estrangeira facilita o aprendizado de outras línguas, cultivando, assim, o multilinguismo.

Os alunos que aprendem o alemão na escola não visam somente à aquisição de um diploma, mas à aprendizagem em si, considerando que, aprender algo novo, diferente, abre fronteiras e aumenta a capacidade de estabelecer e manter contatos com pessoas de outras culturas.

Já os diplomas são estímulos a mais para a continuação dos estudos e, muitas vezes, o diferencial para conseguir, futuramente, estágios e/ou bolsas de estudo.

O Colégio Cruzeiro, com o alemão em seu currículo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além de oferecer um ensino de qualidade oferece, também, a oportunidade de obter diplomas na Língua Alemã de acordo com o nível de aprendizagem.

Provas de Alemão no Colégio Cruzeiro - Centro de Provas


Prova DSD A2 - Nível Básico
Nesse nível, o aluno precisa compreender e utilizar expressões, textos e pequenas explicações do cotidiano, saber escrever pequenos textos sobre assuntos variados e descrever ações acontecidas no presente e passado, bem como relatar de forma simples assuntos de sua vida e descrever objetos, pessoas e lugares.

Prova DSD B1 - Nível Intermediário
A prova DSD B1 verifica a capacidade do aluno de entender os pontos essenciais da língua que é usada em situações comuns dentro da linguagem padrão, que se refiram ao lar, família, escola ou lazer, por exemplo. Nesse nível, o estudante deve ser capaz de organizar um discurso coerente e simples sobre assuntos do seu interesse e da vida comum, e estar apto a participar de uma conversa ou diálogo, relatar experiências, sonhos, projetos, expressar um desejo e justificar brevemente um ponto de vista.

Prova DSD B2/C1 - Nível Avançado
O estudante, nesse nível, deve ser capaz de compreender textos complexos, longos e estar apropriado de um vocabulário ampliado, para ser fluente e se expressar espontaneamente, sem dificuldade de buscar palavras. É necessário também, saber se expressar sobre temas mais complexos de forma clara, estruturada e pormenorizada, e demonstrar coesão e coerência em todas as habilidades. Dessa forma, o aluno deve estar habilitado para utilizar a língua em todas as oportunidades de contato escolar, social e, mais tarde, acadêmico e profissional, de forma eficaz e fluente.

Programas Adicionais de Aperfeiçoamento Linguístico


Imersão Linguística
  • Imersão para o 5º ano do Ensino Fundamental: Passeio com atividades interdisciplinares para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I, tendo a Língua Alemã como foco principal, fora da rotina escolar. Realizado anualmente, o programa inclui visitas culturais, trabalhos em grupo, leituras, jogos, atividades lúdicas e gincana em Alemão.
  • Imersão do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental: a Imersão Linguística acontece anualmente.O programa, que tem como objetivo preparar os estudantes para a prova A2, inclui atividades linguísticas orais em grupo e/ou individualmente, além da realização de jogos, exercícios e atividades orientadas.

Viagens de Estudos
Durante as três primeiras semanas, os alunos ficam instalados em casas de famílias alemãs, em cidades diferentes. Nesse período, frequentam, regularmente, aulas de todas as matérias em escolas alemãs. A última semana é dedicada à visitação de uma ou duas cidades importantes da Alemanha, do ponto de vista histórico e cultural.

  • Viagem de estudos destinada aos alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio realizada no mês de julho.

Biblioteca
Na Biblioteca Escolar, alunos de todos os segmentos têm, à disposição, filmes, livros, jornais e revistas em alemão.

Sala multimídia
O colégio dispõe de salas de multimídia, com equipamentos de última geração, que tem por objetivo tornar a aula mais dinâmica e permitir maior interação acadêmica entre professores e alunos.


Voltar ao topo
Colégio Cruzeiro, todos os direitos reservados Sociedade de Beneficência Humboldt
Privacidade