Proposta Pedagógica

Pensar no trabalho da Orientação Educacional é pensar num processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrado a todo o currículo escolar. A formação integral dos alunos norteia este processo. Eles devem desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos.

A Orientação Educacional se dá através da relação de apoio entre orientador, aluno e demais segmentos da escola.

Não se pode pensar em trabalho com os alunos sem estar próximo a eles, no seu dia a dia e na sua rotina escolar.

O resultado dessa relação, realizada de maneira organizada, acaba por despertar no aluno oportunidades para amadurecer, fazer escolhas, conhecer-se e assumir responsabilidades. Desta forma, podemos compreendê-los melhor e auxiliá-los na conquista de sua confiança, gerando maior segurança e melhoria no trabalho pedagógico.

A finalidade de toda e qualquer ação orientadora é educativa.

Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, a orientação educacional tem por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que nela atuam na escola, para que a mesma cumpra a sua função: que os alunos aprendam.

As atividades do Serviço de Orientação Educacional devem contemplar também as famílias, já que a família é um elemento que interfere primordialmente na educação dos indivíduos. Deste modo, ela deve ser um agente de cooperação para a concretização dos projetos da ação educativa.

Cabe ao orientador educacional, levar ao conhecimento dos pais a importância da parceria entre família e escola para a formação integral do aluno e melhoria no seu desempenho.

Para que o processo educacional ocorra com mais facilidade, o aluno precisa ser escutado e acolhido, criando com o Serviço de Orientação Educacional vínculos positivos.

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